8 de fevereiro de 2009

Depressão...

Depressão!!! Que palavra é esta que eu nunca pensei existir no meu dicionário pessoal!! Quando me diziam que este ou aquele esatavam com depressão..eu dizia..."ah deve ser por não ter nada para fazer..pq ue nunca me posso dar ar luxo de ter uma....não tenho tempo para isso" não o dizia por maldade ...simplesmente pensava que com a nossa vida preenchida ..não havia mesmo tempo para esse "palavrão"...Mas a verdade é que a vida prega-no grandes partidas!!! E aqui estou eu...com essa palavra que actualmente me atormenta alma e me torna aquela pessoa que eu nunca fui..triste...amarga...chorona...(essa sempre fui um bocadinho) revoltada...mas sem tempo na mesma para poder ter uma despressão....
Tenho a minha família que me preenche muito e que depende de mim...três homens, quatro na verdade PAI...!!! Tenho a minha profissão..não tenho mais ..nem menos do que grande parte das mulheres deste mundo..não sou melhor nem pior..sou EU...e EU nunca fui assim..já nem as minha malinhas...o meu escape o meu "cantinho" me está a salvar deste "palavrão" que me persegue...Estou sempre rodeada de pessoas...os meus filhos..marido..familiares..amigos e pq é que me sinto tão SOZINHA..

Ontem o meu filho J (sete anos) viu-me chorar e fugiu para a sala a chorar..e disse" Mãe, tenho medo que tu fiques doente como a avó e morras...." é difícil explicar a uma criança que nem todas as doenças são iguais...disse-lhe que estava triste e cansada.....

Já vai longo este monologo..eu nunca tive o dom da escrita...não me preocupo se tem pontuação....se tem coerêrncia..concordância..sei lá..só sei que gosto muito mais de falar..falar como eu disse à minha amiga P.
Mas hoje..foi assim..talves um desabafo...sei lá...

Tenho duas malinhas para acabar!!! quem sabe ainda esta semana elas aparecem aqui!!!
Poderá seu um bom sinal!!!

5 comentários:

Unknown disse...

Quando escrevemos estamos a comunicar. Estamos essencialmente a por cá fora um pouco de nós! E tenho a certeza que depois de escreveres este "desabafo" te sentiste muito melhor!!!!....
Vai à luta amiga...porque o teu palavrão é este: LUTADORA.
Acho sinceramente amiga, que nunca deste a ti mesma o tempo e o espaço que precisavas. Sem nos amar, não podemos amar!
Arranja esse espaço e esse tempo. E para te ouvir, estou cá eu!!!

Maria Bettencourt Lemos disse...

Minha querida Maria,

Sem querermos podemos ser surpreendidos da pior maneira e sem para tal termos contribuido, é uma realidade!
Quando isso acontece temos obrigatóriamente que nos socorrer dos meios disponveis para o combate que temos que travar e acabamos por levar a melhor, acredite, será uma questão de interiorizar isto e seguir em frente não dispensando a ajuda especializada para o efeito.
Pessoalmente nunca passei pelo que a minha amiga está a passar mas tenho uma amiga de infância que teve uma depressão com as piores consequências possiveis mas conseguiu ultrapassar e hoje está lindamente e é outra pessoa..felicissima e muito saudavel quer fisica quer psiquicamente.
Vai ultrapassar isso...em determinadas alturas temos que nos agarrar aquilo que é muito importante e nomeadamente os filhos...comoveu-me o que aqui contou sobre a reacção do seu filho de 7 anos...pense nisso e verá que será a razão mais válida para ultrapassar tudo isso, ok???
Um grande abraço para si e no que precisar de mim disponha!!!
Maria Bettencourt Lemos

M. Céu Fernandes disse...

Olá Maria.
Pois é minha querida, acontece a toda a gente. Provavelmente supreende-nos quando nos calha a nós. Nós que somos sempre tão fortes, nós que combatemos em todas as guerras, nós que nunca podemos ficar doentes. O que nos esquecemos é que nós, no fundo, somos apenas pessoas como todas as outras: fragéis sem o parecermos.
Cada pessoa tem as suas fragilidades e por vezes tornam-se gritantes em certos períodos da nossa vida.
Temos de aprender a combater a depressão agarrando-nos ao que nos faz menos melancólicas. Mas por vezes, é necessário ajuda profissional.
Sempre que quiser, eu estou aqui para ouvir os teus desabafos.
Um grande beijinho e muita muita força para ti!
Bjs,
M. Céu

pirolices disse...

Não tenho muito jeito para dar conselhos mas desejo que essa "nuvem" passe depressa e que rapidamente tudo volte ao normal!

Unknown disse...

Olá minha querida! Pois é... às vezes a vida prega-nos uma partida! Mas temos que respirar fundo, olhar em frente e continuar o caminho! Se achas que precisas de ajuda para " respirar fundo", avança ... não temas!A tristeza e a melancolia, geralmente, são sinais que é preciso mudar... só precisamos descobrir o quê! Eu vou estar sempre aqui! Já passei por uma depressão e sei que não é pêra doce! Luto diariamente para me manter bem disposta e activa (é por isso que ando cansada:-))Sempre que começa a apetecer-me a ficar sózinha.... respiro fundo, vou buscar forças às entranhas e luto! Nós somos fortes, temos filhos maravilhosos que precisam de nós e, principalmente somos senhoras do nosso destino.... por isso não deixes que a tristeza te vença! Porque uma das melhores coisas para uma mulher talentosa como tu é entrar em "espiral criativa:-)", deixo-te aqui um desafio: quero a minha fat cheiiiiiinha de flower traps para a Primavera... combinado?
Um beijo do tamanho do mundo!